Camila Proto (Porto Alegre, 1996) é artista e pesquisadora. Investiga modos de narrar por meio da escuta fabulativa e da escrita de campo especulativa, que se materializam em instalações multimídia e interativas. Doutoranda em Artes Visuais pela UFRJ, foi indicada ao 13º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas (2020), na categoria "Artista em Início de Carreira", e recebeu o 6º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea (2023).
Co-organizadora dos eventos acadêmicos A(na)rqueologias (2018, 2021) e Escuta! Listening that Matters, (2022); colaboradora do CIPS (2021, 2023) e do Campus Anthropocene (2022, 2024). É pesquisadora ativa no Grupo de Pesquisa Semiótica Crítica (GPESC-UFRGS), na linha de pesquisa Sem-Sono (Semiótica e Sonoridades) e no grupo Som nas Artes (SOMA-UFF). Publicou os artigos: Viagem ao Sensível da Terra (2021, Palindrome), e VOZALTA: Polifonias do Dizer (2020, Palindrome); traduziu os livros "Sonic Agency: Sound and Emerging Forms of Resistance" (2022, Numa), de Brandon Labelle, e "Resonances: Sympathetic Vibrations and Insurgent Frequencies" (em breve, Errant Bodies), de Tato Taborda; e é o autor e organizador do catálogo da exposição TERRALÍNGUA, publicado em 2023 pela Numa Editora.
Camila Proto (Porto Alegre, 1996) is an artist and researcher. She investigates ways of narrating through fabulative listening and speculative field writing, which materialize in multimedia and interactive installations. A PhD student in Visual Arts at UFRJ, she was nominated for the 13th Açorianos Fine Arts Award (2020), in the "Early Career Artist" category, and was awarded the 6th Alliance Française Contemporary Art Award (2023).
Co-organizer of the academic events A(na)rqueologias (2018, 2021) and Escuta! Listening that Matters, (2022); collaborator with CIPS (2021, 2023) and Campus Anthropocene (2022, 2024). She is an active researcher in the Critical Semiotics Research Group (GPESC-UFRGS), in the Sem-Sono research line (Semiotics and Sonorities), and in the Sound in the Arts group (SOMA-UFF). She has published the articles: Journey to the Sensible of the Earth (2021, Palindrome), and VOZALTA: Polyphonies of Saying (2020, Palindrome); translated the books "Sonic Agency: Sound and Emerging Forms of Resistance" (2022, Numa), by Brandon Labelle, and "Resonances: Sympathetic Vibrations and Insurgent Frequencies" (forthcoming, Errant Bodies), by Tato Taborda; and is the author and organizer of the TERRALÍNGUA exhibition catalog, published in 2023 by Numa Editora.
CV
Exposições / Exhibitions
2024
maréeécrit / Centre Intermondes (La Rochelle, FR)
2023
TERRALÍNGUA / Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, BR)
Abre-Alas 18' / Galeria A Gentil Carioca (São Paulo e Rio de Janeiro, BR)
2022
I Circuito Latinoamericano de Arte Contemporânea / Casa de Cultura Mário Quintana (Porto Alegre, BR)
Campus Antropoceno Brasil / Goethe Institut (Porto Alegre, BR)
Exposição coletiva Festival de C4nn3s / Casa de Cultura Mário Quintana (Porto Alegre, BR)
2021
Exposição individual "Microerosões" / Galeria Refresco (Rio de Janeiro, BR)
2020
4º Prêmio de Arte Contemporânea da Aliança Francesa / Pinacoteca Aldo Locatelli (Porto Alegre, BR)
X Festival Novas Frequências / Rio de Janeiro
2019
CoMciência - Arte, Ciência e Tecnologia / Museu de Minas e Metais da Gerdau (Belo Horizonte, BR)
Ultrassônica / Linha (Porto Alegre, BR)
Provokatsiya / Área 51 (Porto Alegre, BR)
Devir Ciborgue / Linha (Porto Alegre, BR)
3º Prêmio de Arte Contemporânea da Aliança Francesa / Pinacoteca Aldo Locatelli (Porto Alegre, BR)
NIME (International Conference of New Interfaces for Musical Expression) / Centro Cultural da UFRGS (Porto Alegre, BR)
Registro nº 3 / Casa Baka (RS)
2018
Exposição coletiva "Sem Título n1" / Pinacoteca Barão de Santo Ângelo (Porto Alegre, BR)
2017
Circuito Internacional Universitário da Bienal de Curitiba / Museu Municipal de Arte de Curitiba (Curitiba, BR)
Exposição coletiva "Rizoma" / Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas (Porto Alegre, BR)
CONTATO | CONTACT
protocamila@gmail.com
phone: +5551991155631
instagram: @camilaproto